Airton Seguros

Assistência 24h

51 98159.8944
Voltar

Segurança no trânsito: 10 maneiras de fazer sua parte

9 de abril/2018

Veja como contribuir para a segurança no trânsito com dez passos

Com o trânsito cada vez mais caótico, pessoas cada vez com mais pressa e as ruas cada vez mais apertadas, a boa conduta no trânsito deve ser colocada em prática.

Afinal, acidentes de trânsito podem ter diversos fatores, mas dependem principalmente de um componente: as pessoas. Seja como motorista, motociclista, ciclista ou pedestre.

No trânsito, cada um deve fazer a sua parte para evitar que o número de acidentes aumente.

Para garantir a sua segurança e a de outras pessoas, separamos dez dicas de como deixar o trânsito mais seguro. Confira.

Assuma a direção somente se estiver sóbrio e disposto

Algumas substância como álcool e drogas, alteram a atenção e o reflexos das pessoas, por isso, nunca assuma a direção se tiver consumido algum dos dois.

O que também é válido para alguns remédios e no caso de sono e cansaço.

Assumir um volante nessas condições é colocar em risco a sua vida e a de outras pessoas.

Realize a manutenção do veículo  

Falhas mecânicas, pneus carecas e entre outras coisas, podem causar acidentes graves. Por isso, faça uma manutenção no veículo regularmente. Também é importante estar atento ao funcionamento de todas as luzes do seu veículo, para que você seja melhor avistado na estrada e possa indicar as suas intenções.

Respeite a sinalização

Segurança no trânsito: 10 maneiras de fazer sua parte

Obedeça as placas de sinalização, os limites de velocidade, onde pode ou não estacionar, sinal vermelho e entre tantos outros sinais.

Respeitar a sinalização é o mínimo que os motoristas, ciclistas e pedestres devem fazer para garantir a sua segurança e a dos outros.

Não utilize distrações

Não se distraia com celular, tablets, ou aparelhos de som enquanto estiver dirigindo. E quando falamos disso, não estamos falando apenas de mandar mensagens de texto ou falar ao celular, enviar mensagens de áudio ou fazer ligações no viva voz também distraem o motorista e podem causar acidentes.

Se você precisa fazer uma ligação urgente, pare o carro e faça a ligação.

Essas dicas servem para os pedestres, que podem atravessar a rua sem perceber a aproximação do veículo.

Segurança no trânsito: 10 maneiras de fazer sua parte

Utilize os equipamentos de segurança

Para o carro, utilize o cinto de segurança, já na moto use o capacete. Também é válido incluir nessa lista, a cadeirinha infantil adequada para as crianças. Caso você tenha alguma dúvida sobre cadeirinhas infantis, acesse nosso blog onde explicamos tudo sobre elas, clicando AQUI.

Por menor que seja a distância a ser percorrida, a regra é clara: o uso desses itens são obrigatórios, afinal, eles salvam vidas.

Mantenha certa distância dos veículos e indique suas ações

A direção defensiva também é uma forma de prevenir muitos acidentes. E por mais cuidadoso e responsável que você seja, é melhor evitar ao máximo que as ações dos outros causem acidentes envolvendo você.

O indicado é sempre manter distância do veículo da frente para evitar colisões traseiras em caso de freadas brutas.

Sinalizar as intenções, como dar a seta e estar com as luzes de freio em dia também contribuem com a sua segurança e com a de quem estiver próximo a você.

Redobre o cuidado na chuva

A chuva deixa a pista molhada, o que ocasiona que os veículos fiquem mais escorregadios. Além de prejudicar a visibilidade.

Na chuva, todo cuidado é pouco. Mas também é importante cuidar com neblinas, até mesmo o sol, quando estiver na altura dos olhos, e com locais com pouca iluminação pública.

Para estes casos é indicado ficar mais atento e reduzir a velocidade.

Segurança no trânsito: 10 maneiras de fazer sua parte

Ultrapasse somente em locais permitidos

As faixas contínuas existem para indicar que aquele local não é seguro para realizar ultrapassagens.

Por tantos motivos como a falta de visibilidade, causada por uma curva ou uma inclinação, pontos e entre outros. Por isso, quando estiver num local com faixa contínua ou dupla fique na sua pista.

Além disso, observe se não há outros veículos vindo no sentido contrário e se o carro a sua frente também não sinalizou uma ultrapassagem.

Tenha a certeza de que o seu carro será capaz de fazer a ultrapassagem em segurança. Se você não souber, melhor aguardar.

Seja paciente e tenha respeito pelo outros

Se há um congestionamento, seja paciente. Todas as outras pessoas estão na mesma situação que você.

Tenha respeito com pedestres, ao se aproximar de uma faixa de segurança, deixe a passagem para ele.

A empatia e o respeito pela sua vida e a dos outros são essenciais para construir um trânsito mais humano e seguro para todos.

Segurança no trânsito: 10 maneiras de fazer sua parte

Manter uma atitude prudente na estrada ou na cidade, é a melhor maneira de fazer a sua parte para deixar o trânsito mais seguro.

Se cada pessoa seguir uma sequer destas dicas, com certeza, o número de acidentes diminuirão. Esperamos que tenha gostado e para você continuar nos acompanhando, curta a nossa página no Facebook, clicando AQUI.