Airton Seguros

Assistência 24h

51 98159.8944
Voltar

Direção e bebida: uma combinação perigosa para o final de ano

14 de novembro/2017

O fim de ano também é tempo de ficar atento na hora de pegar no volante

A chegada de fim de ano é um momento no qual a gente comemora conquistas, se recorda de boas lembranças e reflete sobre o ano que passou, com o desejo de que o próximo seja ainda melhor. Como a conquista de um novo emprego, um carro, um apartamento e quem sabe até o casamento.

Muitas pessoas recebem os familiares e amigos para aproveitar as datas festivas, mas também há quem goste de viajar. Nesta época há um grande aumento de veículos e congestionamento nas estradas, o que exige mais atenção. Porém muitas pessoas acabam exagerando na bebida e esquecem que tem que dirigir. E devido a combinação de bebida e direção, mais de 40% dos acidentes de trânsito registrados nessa época são causados por pessoas que ingeriram bebidas alcoólicas.

Efeitos do álcool

O álcool logo que ingerido causa sensação de excitação e desinibição. Após esta primeira fase, ele pode trazer muitos riscos à saúde, mesmo com uma pequena quantidade a bebida afeta a capacidade do motorista, fazendo-o perder a habilidade motora e espacial, que são essenciais para conduzir um veículo.

Além disso, o motorista perde seus reflexos, fica com um comportamento agressivo e com sua visão distorcida. Quando o percurso é mais longo, o sono também pode contribuir para complicar a situação.

Penalidades

Ao dirigir alcoolizado o condutor está infringindo gravemente a lei, podendo ter a carteira de habilitação suspensa por doze meses, além de ter que desembolsar R$ 2.934,70 de multa. Enquanto passam os doze meses com a CNH suspensa, o condutor já pode fazer as aulas de reciclagem e após ser aprovado e o tempo encerrado poderá ter sua CNH de volta. Porém, se neste período o condutor cometer a mesma infração, terá sua habilitação cassada.

Mesmo sabendo de todos os prejuízos e recebendo todas essas informações todo dia a respeitos dos riscos de dirigir sob o efeito de álcool, muitas pessoas ainda arriscam suas vidas e a de outras pessoas por causa do mau uso da bebida.

A única solução para quem realmente quer comemorar com bebida, é pegar um táxi ou esperar por muito tempo antes de pegar no volante.

Nas comemorações de fim de ano o correto é não abusar. Durante as festas, intercale um copo de vinho, por exemplo, com um copo de água, para os efeitos não aparecem com tanta intensidade no dia seguinte. Além disso, é indicado que antes do consumo de bebidas alcoólicas o corpo esteja hidratado com água e sucos.

Na estrada todo cuidado é pouco, não porque há uma lei, mas sim por haver muitas vidas envolvidas. Por isso, não abuse na hora de comemorar as festas de fim de ano, e aproveite cada momento ao lado de quem você gosta.